sábado, 28 de novembro de 2009

teste

De acordo com Prado (2005) na pedagogia de projetos o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas e reconstrução de conhecimentos. O professor deixa de ser informador para ser um mediador de situações que levam a aprendizagem, porém para exercer a mediação pedagógica o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem.
Behrens (2009) trabalhando com universitários apresenta as fases de um projeto de aprendizagem que atende os pressupostos de um paradigma emergente na ação do professor e do aluno. Mas o autor alerta que as fases não são estanques e nem precisam ser ordenados da maneira que esta sendo apresentada, e compete ao professor analisar e propor seu próprio projeto. Hernández (1988) também enfatiza que o trabalho com projetos “ não deve ser visto como opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a escola”. Essa compreensão diz Prado (2005), é fundamental , porque aqueles que buscam apenas conhecer os procedimentos, os métodos para desenvolver projetos acabam se frustrando, pois não existe um modelo ideal ( a receita do bolo) pronto e acabado.

Fases do projeto de aprendizagem (Behrens, 2009)

Nenhum comentário: